O que significa Fotocoagulação a Laser?



A fotocoagulação a laser é o tratamento de doenças de retina com raios laser. Este comprovadamente permite controlar as doenças na grande maioria dos casos, evitando que a pessoa evolua para uma perda visual grave.


Tratamento

O laser é indicado para pessoas que apresentam doenças que afetam os vasos sanguíneos do olho, como ocorre nos diabéticos. Pacientes que apresentam degenerações periféricas ou roturas na retina predisponentes ao deslocamento de retina também necessitam desse tratamento. A cirurgia é utilizada para tratamento Retinopatia Diabética e Degeneração Macular Relacionada à Idade.


Como funciona a fotocoagulação a laser?

A fotocoagulação a laser é realizada em uma ou várias sessões, onde a retina sofre várias “micro” queimaduras. Nos casos mais graves, podem ser necessários muitos disparos de laser numa sessão.


Descolamento da retina

Para tratar a formação de vasos sanguíneos anormais (neovascularização) as aplicações são espaçadas ao longo das áreas laterais da retina. As pequenas cicatrizes resultantes da aplicação do laser reduzem a formação de vasos sangüíneos anormais e ajudam a manter a retina sobre o fundo do olho evitando o descolamento da retina.

Pós-operatório

Este procedimento pode ser realizado em regime ambulatorial (dispensa internação), utilizando apenas o colírio anestésico. Isto permite ao paciente, após a cirurgia, ir para casa sem nenhum curativo.


Fotocoagulação a Laser dói?

Utiliza-se anestesia local com injeção periocular evitando-se, desta forma, qualquer dor.


Quanto custa uma Fotocoagulação a Laser?

Em cumprimento ao Código de Ética Médica é inadequada a divulgação de preços de cirurgias, média de valores ou planos de financiamento.

Para saber quanto custa a cirurgia é agendando uma avaliação, em que o oftalmologista analisará o caso. Havendo indicação para cirurgia é que os custos e formas de pagamento serão apresentados / discutidos.

 

Fonte: Portal da Oftalmologia